Groundhog Day (Dia da Marmota)
- Julio Cesar
- 2 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Hoje, 2 de fevereiro em países como Canada e Estados Unidos, comemora-se um dia no mínimo muito curioso: o Groundhog Day, em português o dia da marmota.
Quando tomei conhecimento desta data, fiquei meio: Oi?

Pois é, o curioso dia já faz parte da cultura destes países e está presente desde 1840, quando colonos alemães residentes em regiões da Pensilvânia iniciaram a tradição com as marmotas. Entretanto, a história vem de muito tempo antes, desde a Europa medieval.
Mas que raios se comemora nesse dia? Calma jovem, eu explico:
O Groundhog Day serve como um termômetro para prever como serão os próximos dias de inverno e o começo da tão esperada primavera (pelo menos é o que reza a lenda). Mas aqui nada de moça do tempo para dar essa informação, quem faz a previsão é uma simpática marmota (groundhog). E mais, existem várias espalhadas pelos dois países que têm esse curioso trabalho todas com nome e casa própria... que chique não? No Canadá, cerca de 10 comunidades mantém essa tradição.
Temos participantes nas províncias de Nova Scotia, Ontario, Quebec, Alberta e Manitoba.
A fórmula é simples: se o bichinho sair da toca e voltar assustado pela própria sombra, significa que sofreremos pelo menos mais 6 semanas de inverno. Caso ele fique na superfície, pode comemorar pois a primavera chegará mais cedo.
Você deve estar aí se perguntando se isso realmente dá certo, e se o bichinho sempre acerta na mosca com a previsão.
A resposta é: claro que não jovem. E antes de querer demitir o animalzinho, pense: Se nem a meteorologia atual, com equipamentos de ponta consegue ser 100% certeira. Seria muita sacanagem cobrar algo de um animal que já nos fez rir tanto com seus memes.
O fato é que muitos animais podem nos dar dicas de alterações no clima ou assuntos diversos, como os cisnes e outras aves migratórias. Mas não me venha falar sobre um polvo que adivinhava resultados de futebol, isso não vale.

Mas voltando na marmota. Existe algum fator científico?
Bom, sinto em dizer que não. Não tem como basear a previsão de 6 semanas em apenas um dia. O fato de as vezes as marmotas acertarem, entra no campo da probabilidade. A título de curiosidade, na média eles só acertam em 37% das previsões.
E explicando o motivo de ficar ou não na toca, é simples: isso depende de como o dia estará em 2 de fevereiro: se estiver nublado, a marmota fica na superfície. Se estiver ensolarado, logo a marmota verá sua sombra e retornará para a toca.

Os resultados para 2020 já saíram e ao que parece as marmotas participantes não entraram em um consenso com relação ao término do inverno, com algumas voltando para a toca e outras decidindo ficar do lado de fora. Bom, uma coisa é certo, alguém vai acertar a previsão rsrs.
Comments