Maple leaf e a bandeira canadense
- Julio Cesar
- 10 de jan. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de jan. de 2020
Olá vocês,
Poucos lugares do mundo possuem símbolos tão fortemente ligados à ideia de nação como o caso do Canadá com sua bandeira e a folha de maple.
Mas o que é o maple? Qual é a ligação cultural dela? Quando e como a bandeira passou a existir? O que significam as cores vermelho e branco ?

Vem comigo que eu te explico.
Vamos do inicio aqui, um pouco de aula de botânica diria. Falaremos um pouco da árvore que empresta suas folhas para os símbolos nacionais. A árvore em questão pertence ao gênero Acer (nome cientifico para englobar as espécies de maple) está presente em grandes partes do mundo e compreende em cerca de 150 espécies diferentes.
A espécie especifica que foi fonte de inspiração para o simbolo da bandeira, foi o sugar maple que é endêmica da América do Norte , com suas onze pontas na folha.
O fato de existirem tantas espécies com folhagem semelhante, as vezes geram certas dúvidas e gafes quando se deseja realizar uma representação da mesma com o Canadá. Por exemplo, existe uma gafe gigantesca em algumas notas do dólar canadense produzidas em 2012. Um dos símbolos utilizados é exatamente uma folha de maple. Até aí tudo bem. O problema é que pegaram uma espécie de maple que é tratada como invasora na América do Norte, o maple norueguês. Tremenda bola fora.

Por falar em money (que é good e nóis não have), comercialmente as espécies costumam ser utilizadas no extrativismo de sua madeira e também para indústria alimentícia, na criação de um xarope açucarado (maple syrup) a partir da seiva, que também é outro simbolo do país. Se você vier ao Canadá, não pode deixar de provar um café da manhã com panquecas regadas com maple syrup, ou mesmo pequenas bolachas (ou biscoito se preferir) recheadas. Se preferir algo mais fora da casinha, encare uma tigela de feijões com maple syrup. Isso é estranho até pra mim que gosto de colocar syrup em quase tudo.

Muito embora todas as espécies do gênero sejam passiveis da utilização da seiva para o xarope, a produção é mais concentrada em três delas: sugar maple (Acer Saccharum), red maple (Acer Rubrum) e black maple (Acer Nigrum). Esses três exemplares, assim como as outras espécies nativas de maple no Canadá, são quase que totalmente oriundas da parte leste do país.
Essas árvores costumam produzir um espetáculo à parte durante o outono, onde suas folhas vão trocando a cor para um tom alaranjado, até cair (que está se preparando para o inverno) formando muitas vezes um belo tapete e aquelas fotos típicas de outono.

Tá mais chega de biologia e comida... onde entra a folha na história e bandeira do país?
Como a maioria de vocês devem saber, o Canadá passou um longo período sob domínio britânico . Por esse motivo, por grande parte de sua história, o Canadá se utilizou daquela bandeira com símbolos que remetiam à Union Jack (bandeira do Reino Unido), assim como Austrália e Nova Zelândia o fazem até os dias atuais.

Os debates para a escolha de uma nova bandeira para o país se iniciaram em no ano de 1925 e, digamos, não foi fácil chegar a um entendimento geral. Após milhares de designs analisados (com debates bem acalorados) o resultado só viria a sair em 1964 após longas e persistentes investidas do então primeiro ministro Lester B. Pearson, que buscava de todas as formas se desvincilhar da imagem do Reino Unido.
O design escolhido, como todos nós sabemos foi o de duas colunas laterais em vermelho, quadrado central branco e a famosa maple leaf de 11 pontas, proposto por Dr. George Stanley (esse é o cara). O curioso é que desde os jogos olimpicos de 1904, atletas canadense utilizavam um símbolo semelhante para sua representação. Inclusive houve a ideia, ainda no ano de 1919, proposta por Sir Eugene Fiset para adotar o simbolo como bandeira nacional. Mas o tema não foi tratado com a devida importância.
A nossa campeã foi escolhida saiu vitoriosa em um embate que inclui mais duas opções, que cai aqui entre nós, era disparadamente a de melhor design.

Após a aprovação em parlamento, o assunto foi parar nas mãos da dona rainha, que com uma canetada, deu consentimento para a utilização da nova bandeira, em janeiro de 1965.
Exatamente em 15 de fevereiro de 1965, a bandeira seria hasteada pela primeira vez no Parlament Hill, criando não só um novo simbolo nacional, mas também um feriado: O flag day. O porta voz do senado na época, Maurice Bourget, proclamou a seguinte frase representando a nova bandeira: "A bandeira é o símbolo de uma nação unificada, representando todos os cidadãos canadenses sem distinção de raça, credo ou opinião".

Com relação às suas cores, tudo tinha uma razão: Vermelho e branco, ocupam exatamente a mesma quantidade de espaço para simbolizar igualdade. Elas representam a Inglaterra e a França que tiveram grande participação na construção da história e presente do país. Cores inclusive que já eram designadas como nacionais, desde 1921, quando o Rei George V as assim proclamou As duas cores eram no passado usadas também para representar as duas coroas imperiais e com origem nas cruzadas (com alternâncias de tempos em tempos).
Quanto à folha de maple, a mesma foi incluída por ter grande representatividade com relação ao solo e ao povo canadenses, com uma história confirmada de mais de 300 anos. E mais, alguns historiadores apontam que antes mesmo dos europeus pisarem aqui, os povos indígenas reverenciavam muito o símbolo, justamente pelo xarope que a arvore produzia e de sua madeira.

Durante o século 19, o símbolo foi amplamente incorporado, desde insignias de corpos das forças armadas, moedas e até base para o hino da confederação. Ahh e mais uma coisa: não existe um motivo especifico para a bandeira no caso da folha ter 11 pontas. Muito embora existam várias teorias apontando para simbolizar as províncias do pais, territórios, etc. Mas ao que tudo indica, tudo é mito.

Ahh, aqui vai um bônus: um vídeo garimpado no youtube, do canal British Movietone, mostrando momentos do hasteamento da bandeira em 1965.
Espero que tenham aprendido um pouco com este post,
Gostou do conteúdo? Ajude compartilhando com os seus amigos.
Um forte abraço,
Grande parte do conteúdo aqui escrito, foi inspirado em informações contidas em www.canada.ca.
Comments